15 de Maio

Convocatórias

Coimbra
Concentração às 16h - Praça 8 de Maio
Partida às 17h pela Rua Ferreira Borges -> Portagem -> Ponte Sta. Clara -> Praça da Canção -> Parque Verde
Evento no Facebook
Acta da Assembleia Preparatória do Dia 15 de Maio em Coimbra

Lisboa
16h – Concentração no Marquês de Pombal
17h – Início da manifestação, rumo à Av. da Liberdade
o Descida da Av. da Liberdade e chegada ao Rossio
o Continuação da marcha em direcção ao Terreiro do Paço, Ministério das Finanças.
· Chegada ao destino segue-se uma pequena intervenção por parte de um dos elementos coordenadores, introduzindo temas pertinentes e iniciando a abertura do da participação de diferentes pessoas.
· Intervenções dos representantes dos diferentes movimentos/grupos sociais participantes, com espaço aberto a todos os que queiram fazer uma comunicação.
20h - Dispersão dos intervenientes

Evento no Facebook

Porto
Evento no Facebook

Faro
Evento no Facebook

Braga
Evento no Facebook


Precisamos da ajuda de todos para que esta iniciativa tenha sucesso. Junta-te a nós e ajuda a organizar as acções na tua cidade, ou lança tu mesmo um evento caso ainda não haja nada na tua cidade!
quinze.maio@gmail.com





Comunicados

CARTA ABERTA À SOCIEDADE CIVIL

Estamos cada vez mais perto do limite. Jovens, adultos e idosos, trabalhadores e desempregados, estudantes e reformados, vemos os nossos direitos serem-nos retirados a um ritmo cada vez mais rápido. Impõem-se sacrifícios a uma maioria já demasiado sacrificada, enquanto os bancos continuam a ter benefícios, a lucrar milhões e a pagar uma percentagem irrisória de impostos. Ao mesmo tempo, gestores e administradores de empresas públicas continuam a ganhar salários de dezenas de milhar de euros. Enquanto políticos continuam a receber ordenados extraordinariamente altos e a ter imensas regalias, e enquanto grandes empresas, a maior parte centros de precariedade, crescem e vêem os seus lucros aumentados.
E isto não acontece apenas em Portugal. Em Espanha, na Grécia, em Itália, em França, enfim, na maioria dos outros países europeus e do resto do mundo, a situação é a mesma.

É por isso que achamos que também a resposta a estes ataques deve ser pautada de colaboração e de esforços conjuntos pelos grupos e cidadãos dos vários países. Deste modo, decidimos responder ao apelo feito pela Plataforma de coordinación de grupos pro-movilización ciudadana, que se encontra a organizar a iniciativa “Democracia Real YA. No somos mercancía en manos de políticos y banqueros” (http://democraciarealya.es/), de convocar protestos por toda a Europa para o dia dessa iniciativa, 15 de Maio. Sendo o manifesto da iniciativa espanhola tão assertivo quanto aos maiores problemas da nossa sociedade, adoptámos como Manifesto (http://15maio.blogspot.com/p/manifesto.html) uma versão desse texto traduzida e adaptada à nossa realidade.
Então, decidimos tomar parte destas mobilizações internacionais no dia 15 de Maio.
Assim, convocamos dois protestos, em Coimbra e em Lisboa, e apelamos à restante sociedade civil que se associe à iniciativa na nossa plataforma (https://www.facebook.com/home.php?sk=group_195680750476187) totalmente horizontal e aberta à participação de todos. Apelamos a cidadãos de outras cidades e regiões do país a juntar-se a nós e a organizar protestos nas suas localidades, dispondo-nos a colaborar com toda a gente.

Reiteramos, como também o faz a plataforma espanhola, que não organizaremos qualquer tipo de actos de vandalismo e que repudiamos posições racistas e xenófobas. Este é um movimento pacífico.
Consideramos que actos violentos e de vandalismo não ajudam a atingir os objectivos pretendidos e que o caminho deve ser pautado de protestos criativos, actuações pacíficas e de desobediência civil.

Convidamos todos os que se sentem ultrajados, todos os que pensam que podemos mudar, todos os que acreditam que podem contribuir para a mudança, a juntarem-se a nós a 15 de Maio... A mudança está nas nossas mãos, nas nossas vozes, nas nossas acções.
A rua é nossa!

Contacto e site:
quinze.maio@gmail.com
No Facebook:
No Twitter:




Comunicado sobre 15 de Maio - Porto

Devido a dificuldades relacionadas com o facto de sermos um grupo que se constituiu apenas para o efeito de convocar esta manifestação, houve um atraso na notificação da sua realização ao Governo Civil do Porto. Assumindo por completo a responsabilidade de tal facto, informamos que o Governo Civil do Porto estará impossibilitado de

"garantir junto ...das forças de segurança a salvaguarda dos direitos quer daqueles que participam na concentração como dos demais cidadãos."

Dado que pretendemos que o 15 de Maio seja um momento de reivindicação, protesto e encontro, de expressão livre pacífica e criativa, deixamos a concretização do 15 de Maio do Porto nas mãos de todos os que estão, passam por, ou vivem na cidade do Porto.

A Rua é Nossa!

Decreto-Lei n.º 406/74 de 29 de Agosto

Artigo 1.º - A todos os cidadãos é garantido o livre exercício do direito de se reunirem pacificamente em lugares públicos, abertos ao público e particulares, independentemente de autorizações, para fins não contrários à lei, à moral, aos direitos das pessoas singulares ou colectivas e à ordem e à tranquilidade públicas.

13.05.2011





Materiais de divulgação