Quem Somos

Somos pessoas com ideologias diversas, de vários sítios e idades. Uma coisa nos une: a recusa dos ataques perpetuados aos direitos de todos nós, da degradação das nossas condições de vida, enquanto bancos, políticos e gestores vivem cada vez melhor e são cada vez mais ricos.
Para além disso, por estes ataques a estudantes e trabalhadores, a desempregados e reformados (em suma, todos nós!) terem um carácter mundial, achamos que também os povos se devem unir para os combater. Não podemos aceitar ser mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros, e temos de o dizer bem alto, todos juntos!

Por isso, decidimos responder ao apelo de uma plataforma espanhola aos grupos e cidadãos dos vários países europeus para saírem à rua no dia 15 de Maio. Foi para esse dia que a tal “plataforma de grupos pró-mobilización cidadana” lançou uma iniciativa que está a tomar proporções que acreditamos inéditas – neste momento, é apoiada já por mais de 300 grupos, associações e blogs, e por milhares de cidadãos espanhóis. Por toda a Espanha, estão já convocadas mais de 30 manifestações sob o lema “Democracia Real Ya! Toma la Calle”. Esse apelo foi já aceite pela Bulgária, bem como pela França. Nós propomo-nos a fazer o mesmo, e para isso precisamos do apoio de todas e de todos. Apelamos às dezenas de grupos que existem por todo o país para apoiarem esta iniciativa, participando na sua construção. Pedimos que adiram à plataforma para preparar a iniciativa em Portugal, no facebook – é totalmente horizontal e desprovida de hierarquia.

Reiteramos, como também o faz a plataforma espanhola, que não organizaremos qualquer tipo de actos de vandalismo e que repudiamos posições racistas e xenófobas. Este é um movimento pacífico.
Consideramos que actos violentos e de vandalismo não ajudam a atingir os objectivos pretendidos e que o caminho deve ser pautado de actuações pacíficas e de desobediência civil.

Por fim, queremos reiterar que é de extrema importância que nos unamos a nível europeu e, quiçá, mundial contra as ameaças que nos são comuns.