segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um Povo que quer sonhar

Como participantes activos na "Mobilização Internacional de 15 de Maio - Movimento Democracia Verdadeira Já!" não podemos deixar de nos expressar quanto aos acontecimentos do último fim-de-semana:

--- os resultados eleitorais de 5 de Junho, vieram reforçar claramente a enorme descrença no sistema institucional existente e evidenciam a necessidade de alternativas que promovam a democracia e a melhoria das condições de vida em Portugal;

--- a carga policial e a subsequente detenção de três participantes na assembleia popular que aí decorria no dia 4 de Junho de 2011 na praça do Rossio, merece o nosso total repúdio.

Subscrevemos a descrição dos acontecimentos que é feita no comunicado do movimento [1], embora nos preocupe que se esteja a dar demasiada importância às relações com os media, em detrimento do esclarecimento e a mobilização das pessoas.

Não reconhecemos a ninguém dentro do movimento a qualidade de organizador tal como foi descrito numa notícia do jornal Público de 4 de Junho de 2011, em notícia sobre a carga policial [2]. Lembramos que a decisão consensual da inexistência de cúpulas e chefias se prende com a relevância que damos a acções que visem potenciar a intervenção cívica, em vez de dinâmicas de organização ou de promoção de rostos e vozes que nela se empenhem. No entanto, admitimos que tal nomeação de "organizador" corresponda a um lapso ou possa ter sido fruto de algum mal-entendido.

Frisamos que este é um movimento social transversal, um espaço onde se discutem democraticamente e com abertura, todas as opiniões sobre democracia. A procura de alternativas à organização política, económica e social vigente é um caminho de procura e descoberta, ou mesmo de criação, que nos cabe a todos fazer, sem excepção. Este não é um movimento exclusivo dos que votam, ou à esquerda, ou à direita, dos que não votam, ou dos que votam intermitentemente... este movimento é de tod@s, pois só com tod@s se conseguirá uma discussão empenhada e producente de alternativas.

O movimento Democracia Verdadeira Já! continuará a lutar para escapar à tentativa de controlo de facções partidárias identificadas. Afirmamos que a força do movimento está nos que genuinamente não se vêm representados num sistema político de falsa democracia e pretendem um debate intelectualmente sério sobre o assunto; aproveitamentos partidários são indesejáveis para que o movimento cresça. Acreditamos que a voz crítica é uma forma de resistência e de enriquecimento colectivo para quem vê que a única alternativa possível é a mudança.
Apelamos a todos, sem excepção, que intervenham e recuperem o que é seu: o direito a fazer ouvir a sua voz, a participar nos processos de reflexão e de decisão, construindo aquilo que só a mobilização e intervenção cívica em massa pode fazer. Não abdicaremos, não renunciaremos, não desistiremos. Temos tempo, não temos medo e somos muitos... Juntos, temos mais força, e faremos ouvir a nossa voz sem restrições.

Aguardem-nos, que estamos em movimento...
Até Já!

15 de Maio - A Rua é Nossa! - Democracia Verdadeira, Já!

quinze.maio@gmail.com
https://twitter.com/#!/15maio

[1] http://acampadalisboa.wordpress.com/2011/06/04/comunicado-de-imprensa-violencia-policial-no-rossio/

[2] http://www.publico.pt/Sociedade/tres-jovens-que-participavam-em-referendo-popular-detidos-no-rossio_1497497



 

1 comentário: